sábado, 31 de maio de 2008

"HUBBUB"...The End




sexta-feira, 30 de maio de 2008

Francisco Lucas Pires...10 anos depois

“O contributo de Francisco Lucas Pires para o processo político de construção europeia merece-nos a maior consideração e respeito”, disse Joseph Daul, Presidente do Grupo PPE-DE, o maior e mais influente grupo político no Parlamento Europeu.

Francisco Lucas Pires foi durante doze anos, de 1986 até à sua morte em 22 de Maio de 1998, um dos mais destacados deputados do Grupo PPE e do Parlamento Europeu. No próprio dia em que faleceu, representara o Parlamento Europeu como Vice-Presidente nas cerimónias de inauguração da Exposição Universal de Lisboa - Expo 98.

João de Deus Pinheiro, Vice-Presidente do Grupo PPE-DE, evocou Francisco Lucas Pires dizendo que “foi no Parlamento Europeu, seguramente um dos mais lídimos embaixadores do nosso país, mas foi também, na vida política e académica uma das personalidades mais marcantes do último quarto do século XX, legando uma obra que é hoje actual, tal era a profundidade e solidez do seu pensamento e capacidade de análise e previsão”. “Jamais passou despercebido e teve intervenções muito importantes, enquanto membro da Comissão dos Assuntos Institucionais de que foi vice-presidente, nos processos de reforma que se traduziram nos Tratados de Maastricht e de Amesterdão”.

A sua acção doutrinadora e de comunicação está viva na memória de todos os que tiveram o privilégio de ouvir os seus discursos, de acompanhar as suas intervenções, mas também nos escritos que marcaram os doze anos da sua perseverante acção em prol da Europa política.

O Grupo do PPE-DE ocupará o seu lugar na homenagem que lhe é prestada na Universidade de Coimbra amanhã dia 31 de Maio, com gratidão e muita saudade.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Gerês candidato!

Sabias que o Parque Nacional Peneda-Gerês, único parque nacional em Portugal, de um conjunto de muitos parques naturais protegidos em todo o mundo, agora candidato a uma das 7 Maravilhas Mundiais da Natureza?

Vota Agora em: http://www.new7wonders.com/nature/en/nominees/europe/c/PenedaGeres/

quinta-feira, 15 de maio de 2008

"A JSD e o PODER LOCAL"


domingo, 4 de maio de 2008

Viana do Castelo...(re)OUT?!

"Auto-exclusão" foi a palavra encontrada pelo líder da Comunidade do Vale do Minho e autarca de Melgaço, Rui Solheiro, para definir a posição do homólogo vianense. Solheiro chegou, inclusivamente, a desafiar Moura a candidatar-se à "distrital" do partido (PS) - numa alusão a declarações proferidas pelo autarca vianense à margem da última reunião de Câmara, em que disse "só não lidero a Federação Socialista porque não quero".
.
Segundo o autarca de Melgaço, a Comunidade Minho-Lima passará a representar a NUT III, que corresponde ao distrito de Viana do Castelo. Adiantando que "não existem contratualizações individuais", disse: "os 100 milhões de euros (verba prevista para a região) serão distribuídos pelos municípios aderentes".
.
De igual modo, o líder do PSD/Viana, António Amaral, disse, ontem, em conferência de Imprensa, que, caso Viana opte por ficar de fora da comunidade, "arrisca-se a perder verbas destinadas a programas estruturais (como o porto de mar, citou), o que não pode, de modo algum, suceder".
.
Em Caminha, onde decorreu, a derradeira reunião dos presidentes de Câmara do distrito para a criação de uma comunidade intermunicipal participada pelos dez concelhosm mas, apenas nove municípios devem, agora, formular uma proposta à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, com vista à obterem a respectiva contratualização.
.
"Não podemos esperar a alteração da legislação", vincou, a propósito, a anfitriã do encontro, Júlia Paula Costa (PSD), tendo Moura observado "não estou mandatado pelos órgãos autárquicos de Viana do Castelo para aderir à comunidade".

sexta-feira, 2 de maio de 2008

"Maio de 68" - 40 anos passados...

Foi numa Europa pejada de jovens. Numa França em que os números de jovens a estudar representava 16% da população, um total de 8 milhões. Descontentes com o sistema de ensino tradicional e com uma sociedade ainda castradora, os estudantes foram o primeiro sector da sociedade a mostrar a sua insatisfação. Um movimento que se alastrou rapidamente e que, durante um mês, fez tremer o poder instituído em França.
.
Na Universidade de Nanterre, nos arredores de Paris, a insatisfação deflagrou com ocupações do edifício e confrontos com as autoridades. No segundo dia de Maio a Universidade de Nanterre é encerrada depois de incidentes entre a polícia e os estudantes. Um dia depois é a vez da Universidade de Sorbonne, que na altura estava ocupada por estudantes. A carga policial por parte das Companhais Republicanas de Segurança (CRS) foi forte e resultou na detenção de vários estudantes.
.
«É proibido proibir»
.
À provocação dos estudantes a polícia reagiu com repressão. A zona de Quartier Latin, onde fica a Sorbonne, foi palco das primeiras barricadas e continuou a ser um dos principais pontos de agitação. Desses confrontos resultaram centenas de feridos ao longo do mês.
.
Na noite de 10 para 11 de Maio acontecem os distúrbios mais violentos. Entre carros incendiados e pedras da calçada arrancadas e usadas como armas de arremesso, o confronto entre polícias e estudantes foi marcante (...).
.
Um dos ícones do Maio de 68 vem a Portugal
.
Daniel Cohn-Bendit foi uma das caras e vozes mais importantes da revolta estudantil de Maio de 68. Estudante na Universidade de Nanterre, e actualmente deputado no Parlamento Europeu, Cohn-Bendit liderou grande parte das acções de revolta. No dia 12 de Junho vai estar na Fundação Mário Soares para uma conferência sobre o Maio de 68, numa altura em que se comemoram os 40 anos do movimento.