Melgaço fica sem Escolas Primárias em 2009

.
O autarca lembrou que a Câmara de Melgaço foi a primeira do país a construir um centro escolar, em 2000, quando abriu em Pomares uma estrutura para concentrar todos os alunos das sete freguesias serranas, o que permitiu o encerramento de sete escolas primárias.
.
O Centro Escolar de Pomares, que representou um investimento de 1,1 milhões de euros, acolhe actualmente cerca de 90 alunos do 1º ciclo e do pré-primário. "Faltava-nos um equipamento do género para as freguesias da parte mais baixa do concelho, e é essa lacuna que vamos agora colmatar", disse Solheiro.
.
No distrito de Viana do Castelo, funcionam este ano lectivo 160 escolas do 1º ciclo, menos 23 do que em 2006/2007 e menos 98 do que há dois anos. Em 2004, a Câmara de Paredes de Coura optou pela concentração do primeiro ciclo num único edifício, construído de raiz, face ao cada vez mais reduzido número de alunos, uma situação que levava a que a maioria das escolas estivesse "praticamente às moscas".
.
Neste ano lectivo, existem ainda no distrito de Viana do Castelo algumas escolas com um reduzido número de alunos, como a de Gaifar, em Ponte de Lima, com apenas oito jovens.
Outros exemplos são as escolas de Nogueira, em Ponte da Barca (11 alunos), Montaria e Samonde, em Viana do Castelo (com 13 cada uma), a de Troviscoso, em Monção (com 14), ou ainda a de Sopo, Vila Nova de Cerveira (com 16). O distrito de Viana do Castelo contava com 258 escolas primárias no ano lectivo 2005/2006
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial